Uma nota de repúdio.
quinta-feira, 17 de junho de 2010 by Ismael
O trecho da entrevista na qual ele faz essa afirmação:
Sócrates – Dunga é gaúcho – ele é do extremo sul do Brasil –, e eles são os brasileiros mais reacionários. A equipe dele é muito coerente com sua visão de mundo e sua formação. Eu entendo por que ele escolheu esse time. Só não acho que seja um time muito brasileiro.
Para o senhor Sócrates, uma definição de reacionário vinda direto do dicionário Silveira Bueno:
Reacionário: adj. Contrário à liberdade; referente ao partido de reação; s. m. adepto da reação política ou social.
Se quiserem uma fonte mais popular, uma rápida consulta à Wikipedia, então:
Reacionário é todo aquele que se contrapõe à Revolução, entendida como a subversão da estrutura socio-econômica e política da sociedade. É um ato que ocorre para a resolução das contradições sociais em determinado momento histórico. O reacionário é o oposto do revolucionário. O termo vem de reagir, no sentido de que os reacionários são os que reagem contra a Revolução. Foi empregado pela primeira vez no contexto da Revolução Francesa.
Na terminologia marxista, reacionário é usado como um termo pejorativo para designar as pessoas que se opõem ao socialismo.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Reacion%C3%A1rio)Então, meus caros amigos, tirem suas próprias conclusões. Ao sr. Sócrates, espero que ele publique em algum lugar algum pedido formal de desculpas pela merda colossal que ele falou. Sei que, infelizmente, ele não vai ler esta nota. Mas eu não posso e não vou deixar passar uma generalização ofensiva dessas, seja quem for que a dispare.
Para quem quiser acompanhar a dita entrevista na íntregra, segue aí o link:
http://www.guardian.co.uk/theobserver/2010/jun/13/socrates-brazil-football-world-cup
E a tradução feita pela Zero Hora:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2940428.xml&template=3898.dwt&edition=14904§ion=1015
=D